Navegantes

Navegantes

Fundação
Dia 26/08/1966

Gentílico
Navengantino

Área
112,029 km2

População
72.772 habitantes

Fonte: IBGE 2015.

Guia de Serviços

Ecoturismo

O que fazer?

Alambique
Cachoeira
Caiaque
Cavalgada
Cicloturismo
Escalada
Mergulho
Mirante
Pesque
Praia
Stand
Tirolesa
Trilha
Onde Fazer Mais Ecoturismo Mais Ecoturismo

Cicloturismo

Trecho 1

Trecho 1

2
Dificuldade Técnica
2
Dificuldade Física
32,5 km
Distância
Mais Cicloturismo Mais Cicloturismo

História

Para contar sobre a colonização açoriana em Navegantes, será preciso retroceder no tempo e começar pela vinda dos portugueses para Santa Catarina. Devido aos freqüentes abalos sísmicos terrestres e submarinos, bem como ao precário desenvolvimento econômico da região e à falta de alimentos proveniente do excesso de população no Arquipélago dos Açores, houve a imigração da população das ilhas para o Brasil.

Aos fatos acima citados, junta-se à vontade da coroa portuguesa em povoar Santa Catarina com gente lusitana para evitar reclamações territoriais por parte da Espanha. Entre 1748 e 1756, vieram para o litoral catarinense mais de cinco mil açorianos, especialmente para a ilha de Santa Catarina, hoje Florianópolis.

Foi nessa época que, fugindo dos ataques de piratas e espanhóis, perto dos 100 açorianos saíram da Armação da Piedade e fundaram Armação de Itapocorói no atual município de Penha, juntamente com padres jesuítas. Escolheram essa localidade por existirem naquelas águas muitas baleias e o seu negócio de origem era a pesca.

Quando a pesca começou a ficar escassa, essas famílias começaram a se dedicar à agricultura e espalharam-se por todo o litoral dos municípios de Penha, Piçarras e Navegantes, onde se fixaram nesse último município, precisamente nas localidades de Gravatá, Meia Praia e Machados (Barra do Rio). Em 1912 nascia o Arraial de Navegantes, em homenagem à santa padroeira da comunidade, Nossa Senhora dos Navegantes.

Navegantes é uma cidade que nasceu voltada para o mar e foi povoada por açorianos antes mesmo de Itajaí, município vizinho com o qual a cidade hoje tem uma ligação através de ferry-boat pelo canal do rio Itajaí-Açu. Herdou da colonização açoriana suas principais atividades econômicas, a pesca e a contrução naval.

Ao longo das margens do rio Itajaí-Açu, estão instalados empresas que fabricam barcos pesqueiros, iates e veleiros de pequeno a grande porte, comercializados no País e Exterior.

Atualmente, Navegantes é um dos municípios mais prósperos e importantes de Santa Catarina. É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescado da América Latina e possui Aeroporto Internacional, o segundo maior do Estado. O Terminal Portuário de Navegantes – Portonave, considerado um dos mais modernos e equipados do País, contribuí imensamente para o crescimento econômico da cidade e do estado.

Prefeitura Municipal Navegantes
R. João Emílio, 100 – Centro
CEP: 88370-446

Site

Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
Rua Valdemar Vieira, 42 Pátio da Igreja Matriz Centro – 88.375-000
Fone: (47) 3319-4606 – 3342-0320
turismo@navegantes.sc.gov.br

Google Maps

Notícias & Eventos // Navegantes

© Costa Verde & Mar