Histórico

A história do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR teve seu início em março de 2005, quando foi formado o Colegiado de Secretários de Turismo da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI. No anseio de desenvolver o turismo de maneira regionalizada, os membros do Colegiado sob a coordenação da AMFRI elaboraram um planejamento estratégico das atividades a serem desenvolvidas nos anos subsequentes. De tal planejamento foram priorizadas a elaboração de um plano de marketing, a sinalização turística, a roteirização e a integração dos transportes.

 

Os anos de 2006 e início de 2007 foram dedicados ao Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado, a criação do nome da região, bem como da sua logomarca. “Costa Verde & Mar – A Rota do Sol Catarinense” foi escolhida como a marca da região para ser utilizada institucional e comercialmente. A partir desse momento, observou-se a necessidade de formação de um Consórcio que integrasse turisticamente os municípios.

 

Assim, em 17 de agosto de 2007, surge o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar – CITMAR quando os Prefeitos dos Municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luís Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo assinaram o Protocolo de Intenções, objetivando ordenar a utilização dos recursos disponíveis e reforçar o papel do município no desenvolvimento do turismo regional.

 

Este tem por objetivos prestar serviços especializados em planejamento, desenvolvimento e promoção do turismo; promover a execução de ações estratégicas de marketing turístico integrado e implementar ações de melhorias na infraestrutura turística regional.O CITMAR se constitui em pessoa jurídica de direito público, sem fins econômicos, com observância ao artigo 241 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, ao artigo 13 da Lei Federal nº 11.107/2005, ao artigo 30 do Decreto Federal nº 6.017/2007, à Lei Federal nº 8.666/1993, bem como ao Protocolo de Intenções e a legislação municipal pertinente.

 

Missão

Desenvolver e promover a atividade turística de forma integrada e sustentável, visando beneficiar os aspectos ambientais, socioeconômicos e culturais da região da AMFRI, proporcionando bem-estar e satisfação aos turistas e visitantes.

 

© Costa Verde & Mar