Cuidados com limão na praia e piscina

Costa Verde & Mar >
CVM-05-02-02

Verão combina com bebidas refrescantes, isso é fato. Uma caipirinha na beira da praia, uma limonada geladinha ou um drink cítrico cheio de sabor, todas são excelentes opções para se deliciar e aliviar o calor. O que algumas pessoas não sabem, é que por trás dessas delícias, existe um perigo que pode provocar estragos sérios a pele.

 

As manchas de limão, muito comuns nessa época do ano, também são conhecidas como fitofotomelanose e podem ser muito mais graves do que marcas escuras na pele. O que parece apenas uma mancha pode ser de fato uma queimadura, causada pelo contato do corpo com a substância furocumarina, presente no suco e na casca do limão.

 

A substância potencializa o efeito do sol e da radiação na pele desprotegida, provocando maior produção de melanina na área e queimaduras que podem causar bolhas e dor. Outras frutas como a laranja e o caju também são causadoras de mancha, pois contêm a mesma substância, porém em menores proporções.

 

 

Cuidados necessários

Mesmo debaixo do guarda-sol as manchas de limão na pele podem aparecer. A melhor maneira de evitar o problema é lavar muito bem as mãos ou qualquer área do corpo com água e sabão. E detalhe, não adianta ser com água do mar nem de piscina, pois o sal do mar e o cloro das piscinas podem potencializar o efeito do limão.

 

Os mesmos cuidados devem ser tomados com a limpeza dos lábios e rosto, se você consumir alguma bebida ou comida que leve limão. Uma boa opção é ter a mão lenços umedecidos que podem ajudar na limpeza. Além disso, antes de sair de casa aplique protetor solar e antes de reaplicar certifique-se de que a região está limpa, não adianta aplicar o filtro em cima da pele com limão, de nada vai adiantar.

 

Manchou, e agora?

Se mesmo tomando cuidado você não conseguir evitar as manchas, o mais importante é não ter contato com o sol na região afetada. As marcas costumam permanecer na pele por cerca de 60 dias. Caso a pessoa tome sol antes da mancha sumir, é grande a chance da marca ficar para sempre no corpo.

Postado em Fica a dica
< Voltar
© Costa Verde & Mar