Cuidados para evitar afogamentos

Costa Verde & Mar >
CVM-29-01-02-1

Verão, calor e muito sol: essa combinação pede um mergulho! Mas você sabe quais os principais cuidados para evitar acidentes e afogamentos?

A Costa Verde & Mar tem ótimas opções para quem quer curtir os dias quentes. Os municípios oferecem muitas opções de praias, cachoeiras e piscinas naturais sensacionais para os banhistas se refrescarem. Para aproveitar tantos momentos de lazer vamos compartilhar aqui alguns cuidados importantes para manter a segurança e curtir o Verão numa boa.

Para começar, nunca superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente antes de se aventurar na água. Seja em água doce ou salgada, prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza. Se notar que está sendo arrastado por uma dessas correntes, mantenha a calma e tente acenar ou gritar por socorro enquanto nada transversalmente (para o lado, em vez de tentar voltar para o raso).

Não tente salvar pessoas vítimas de afogamento sem ter essa habilidade. Neste caso, lance algum objeto que ajude a vítima a flutuar e acione o guarda-vidas ou a emergência pelo telefone 193. As crianças são as principais vítimas de afogamento e exigem cuidado redobrado. Não as perca de vista, as crianças têm dificuldade em mensurar o perigo. Sempre que possível, opte pelo uso do colete salva-vidas ao invés de objetos flutuantes. Nunca nade após ingerir bebidas alcoólicas, alimentos ou se estiver passando mal ou com frio.

 

Mar

Obedeça a sinalização e não entre na água em locais perigosos. Saiba diferenciar as áreas que merecem atenção através das cores das bandeiras:

  • Vermelha: risco elevado de afogamentos
  • Amarela: risco médio de afogamentos
  • Verde: risco baixo de afogamentos

– As bandeiras vermelhas na faixa de areia indicam as correntes de retorno. Evite estes pontos.

– Procure frequentar locais com a presença de guarda-vidas.

– Respeite o mar e não vá para locais de maior profundidade e perigo;

– Mantenha crianças sempre sob sua vista;

– Caso encontre alguma criança perdida, leve-a ao posto de guarda-vidas mais próximo;

– Se as pessoas em sua volta começarem a bater palmas fique em alerta, há uma criança perdida, auxilie batendo palmas também;

– Permaneça longe de encostas e pedras;

– Evite aproximar-se de costões. Ao caminhar sobre as pedras destes ambientes, observe antes se uma onda não poderá atingi-lo e jogá-lo no mar;

– Evite permanecer na praia quando houver trovoadas.

– Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis.

 

Piscina e ambiente doméstico

Estima-se que 65% dos afogamentos ocorrem em água doce. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, no Brasil cerca de sete mil pessoas morrem vítimas de acidentes causados por afogamento a cada ano. Parte destes óbitos ocorre em ambiente residencial e envolve crianças pequenas. Veja algumas recomendações para diminuir o risco deste tipo de ocorrência:

– Mantenha portas de áreas de serviço e banheiros fechadas

– Guarde recipientes como baldes e bacias de cabeça para baixo

– Instale redes de proteção no entorno de piscinas

– Evite o uso de boias ou flutuadores, prefira um colete salva-vidas

– Não mantenha brinquedos próximos à piscina. Isto atrai crianças.

– Não pratique “prender o fôlego” ou “travessias submersas” sem supervisão confiável.

– Jamais deixe uma criança sozinha na piscina

– Após utilizar a piscina, impeça o acesso ao espaço

 

Cachoeiras

– Em cachoeiras muito densas fique atento à força da água, em muitos locais há pedras escorregadias que podem provocar quedas.

 

Agora que você já tem as orientações necessárias para proteção e evitar incidentes por afogamento é só escolher o destino preferido da Costa Verde & Mar e curtir o melhor do Verão.

 

Postado em Fica a dica
< Voltar
© Costa Verde & Mar