Higiene em dias de calor é garantia de dias tranquilos nas praias e piscinas

Costa Verde & Mar >
CVM-11-12-03-1

Um dia de Verão na praia ou na piscina combina bem com bebida gelada, picolés e até um lanche para matar a fome. Só que é preciso estar alerta. O calor também pode ajudar na contaminação dos alimentos. Algumas dicas precisam ser seguidas para que o dia de alegria não venha acompanhado um momento de problema. Anote algumas dicas do que fazer para garantir férias tranquilas e recheadas de boas lembranças.

 

Bebida em latinhas

O grande risco das latinhas é a higienização da parte onde se coloca a boca. O ideal é limpar bem a área, com água corrente ou até álcool em gel (se conseguir carregar um pequeno com você). Sujeira, coliformes, contato com animais nas latinhas podem comprometer a limpeza e transmitir doenças.

 

Alimentos de vendedores ambulantes

O primeiro ponto a ser observado é o alvará, cedido pelas prefeituras. Eles indicam a autorização dos profissionais que passaram por orientação das Vigilâncias Sanitárias. Os alimentos não podem ter contato direto com os vendedores e precisam estar acondicionados em locais térmicos. Segundo os médicos, o manuseio em dias de calor aumentam os riscos de vírus ou bactérias nos alimentos.

 

Comidas em geral

Opte por alimentos saudáveis, como as frutas secas, que não têm problema de armazenamento ou contato com o sol.

Escolha os sanduíches industrializados, que indicam procedência, informações nutricionais e data de validade.

O pastel frito na hora também pode ser uma opção já que a fritura pode matar os microorganismos existentes. Mas atenção: evite os sabores derivados de carne e presunto, e cheque o óleo antes de comprar o produto. Ele não pode estar muito escuro, típico que já vem sendo utilizado por muitas vezes.

Evite queijo coalho de ambulante, pois a falta de refrigeração pode estragar o alimento e causar intoxicação alimentar

Nas barracas de sucos e drinques, o ideal é verificar se existe refrigeração — pode ser com gelo — para as frutas já cortadas.

Postado em Fica a dica
< Voltar
© Costa Verde & Mar