Pesquisa aponta que quase 100% dos visitantes aprovam a estada na Costa Verde & Mar

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Pesquisa de Demanda Turística 2017 e 2018_Bombinhas_MENOR

Consagrada no Brasil como um dos principais destinos turísticos, a Costa Verde & Mar (SC) não atrai visitantes na região apenas na temporada de Verão. O fluxo de turistas segue intenso mesmo na baixa temporada. Para conhecer o perfil do visitante e entender suas expectativas por serviços e atrativos, foi feita a Pesquisa de Demanda Turística. Realizado em parceria com o Sebrae/SC, o levantamento aponta que 97,4% dos visitantes aprovam a estada, 98,6% recomendam os municípios visitados e 97,9% pretendem retornar. Ao todo foram aplicadas 420 entrevistas no mês de julho nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. A margem de erro é de 4,8% e o coeficiente de confiança de 95%.

 

A amostra apontou que os participantes avaliaram a hospitalidade com 95,2% de aprovação e também deram nota superior a 93% para a oferta de hospedagem e 94,1% para os atrativos naturais. As avaliações também tiveram pontos positivos com relação à conservação e limpeza (86,6% de satisfação), sinalização (83,5%), segurança (83,8%), e oferta de lojas (81%). Os apontamentos seguiram na média quando os participantes foram questionados sobre as informações turísticas (77%), acessos aos municípios (76,6%) e trânsito (71,5%).

 

A Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar indicou que a grande maioria, mais de 90% dos entrevistados, reside no Brasil. O levantamento ainda deu detalhes das características de viagem selecionadas pelos visitantes. A maioria, 56,9% viaja com a família, sendo que 64% utilizam veículo próprio e mais de 75% estão de férias ou a lazer. O gasto médio diário foi de R$ 276 com hospedagem, cerca de R$ 220 com lazer e alimentação, R$ 188 com compras em geral e menos de R$ 60 para transporte. Com relação ao tipo de acomodação, cerca de 32% dos entrevistados disseram que ficaram na casa de parentes ou amigos, o mesmo número em meios de hospedagem e 25% na segunda moradia.
Sobre a organização da viagem, a pesquisa indicou que a maioria, 76,9% realizou por conta própria, 13,8% contaram com ajuda da internet e 7,1% pediram auxílio para as agências de viagens. Além disso, a amostra ainda apontou que quase 60% dos turistas conheceram a região com ajuda de amigos ou parentes, pouco mais de 18% já conheciam e cerca de 16% utilizaram a internet.

 

Além de todos os aspectos positivos, a Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar também mostrou o que os visitantes menos gostaram durante a visita aos 10 municípios. Aproximadamente 20% dos entrevistados apontaram falhas no trânsito, mobilidade e sinalização, 8,8% citaram as condições das ruas e estradas e 8,6% indicaram a falta de infraestrutura urbana. Já pouco mais de 7% responderam a falta de segurança nas cidades ou na orla como um ponto negativo, 6% apontaram a falta de diversidade no comércio e 5,5% acreditam que as opções gastronômicas poderiam ser melhores. “No geral temos mais avaliações positivas do que negativas, mas fazemos questão de sempre buscar o melhor e nos qualificar. Com os apontamentos sabemos exatamente quais áreas devemos trabalhar mais para oferecer melhores ofertas e serviços aos nossos visitantes”, afirma a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

 

O gestor de projetos do Sebrae SC, Celso Orlando Pirmann, explica que a pesquisa de Demanda Turística da baixa temporada permite ainda ter uma visão aprofundada daquilo que pode melhorar e surpreender o visitante. “Conhecer o turista da baixa temporada nos ajuda a desenvolver atrativos que diminuem a sazonalidade, nos auxilia a compreender as necessidades dos turistas que buscam algo que vai muito além de sol e mar”, explica.

 

Municípios visitados e forma de reserva

 

A edição de 2018 da Pesquisa de Demanda Turística da Baixa Temporada trouxe algumas novidades. Apontou que, além dos municípios oficiais, os turistas costumam circular bastante pelas cidades da região. A maioria, 80,6%, realiza as visitas a lazer e 17,7% são motivados pelas compras.
Outra novidade da amostra está relacionada com a forma de reserva/locação das acomodações escolhidas. Mais da metade, 55% alinhou direto com o proprietário, 20% utilizaram as “OTA’s” (Online Travel Agencies – Agências de viagens online), como Booking, Decolar, TripAdvisor e similares, 17,5% contaram com apoio de imobiliárias e 7,5% usaram o Airbnb.


Pesquisa de Demanda Turística da Costa Verde & Mar:


Avaliação:
Hospitalidade – 95,2%
Sinalização – 83,5%
Informações turísticas – 77%
Trânsito – 71,5%
Acessos – 76,6%
Segurança – 83,8%
Conservação e limpeza – 86,6%
Hospedagem – 93,1%
Lojas – 81%
Atrativos naturais – 94,1%
Avaliação geral da estadia – 97,4% de aprovação


Características da Viagem:

 

Tipo de acomodação:
Casa de amigos/parentes – 31,9%
Casa própria/2ª moradia – 25%
Hotel – 20%
Pousada – 11,9%
Aluguel de casa/apartamento – 9,5%
Camping – 1%
Albergue/hostel – 0,7%


Forma de reserva/locação:

Direto com o proprietário – 55%
Booking/Decolar/TripAdvisor/Similar – 20%
Imobiliária – 17,5%
AirBnB – 7,5%


Com quem viaja:

Família e/ou crianças – 56,9%
Casal/namorado(a) – 19,5%
Sozinho – 16,2%
Amigos – 6,4%
Grupo organizado/excursão – 1%


Principal meio de transporte utilizado:

Carro/moto próprio – 64%
Avião – 18,3%
Ônibus de linha – 10,5%
Ônibus fretado (grupo/excursão) – 3,6%
Carro/moto alugado – 3,1%
Van/utilitário/micro-ônibus – 0,5%


Motivo da viagem:

Férias/lazer – 76,7%
Visita a amigos/parentes – 14,5%
Negócios/feiras/eventos – 6,2%
Compras – 1%
Outros – 1,7%


Visitou ou visitará outros municípios na estadia (múltiplas escolhas):

Balneário Camboriú – 33,3%
Penha – 19,5%
Florianópolis – 13,8%
Itapema – 10,7%
Itajaí – 10%
Outros – 87,4%


Motivos da visita (múltiplas escolhas):

Lazer – 80,6%
Compras – 17,7%
Praias – 12,5%
Gastronomia – 6,3%
Outros – 8,7%


Gasto médio diário:

Hospedagem – R$ 276,58
Compras – R$ 188,99
Transporte – R$ 58,18
Alimentação – R$ 121,35
Lazer – R$ 223,14


Organização da Viagem:


Como conheceu o município (Múltiplas escolhas):

Já conhecia – 18,6%
Dicas de amigos e parentes – 57,9%
Internet – 16,4%
De passagem – 3,8%
TV/Rádio – 2,9%
Através do trabalho – 2,6%
Agência de turismo – 1,9%
Outros – 1,2%


O que usou para organizar a viagem (múltiplas escolhas):

Por conta própria – 76,9%
Consulta a internet – 13,8%
Agência de viagens – 7,1%
Dicas de amigos/parentes – 7,1%
Consulta de guias de informações turísticas – 0,7%


Perfil do público:

País de residência:
Brasil – 92,1%
Argentina – 6,9%
Paraguai – 0,5%
EUA – 0,5%


Estado (múltipla escolha):

Paraná – 27,6%
Santa Catarina – 26,9%
São Paulo – 21,7%
Rio Grande do Sul – 9,3%
Rio de Janeiro – 5,9%
Outros – 8,6%


Faixa etária:

19 a 25 anos – 8,6%
26 a 30 anos – 9,3%
31 a 40 anos – 27,4%
41 a 50 anos – 23,3%
51 a 65 anos – 21,4%
Mais de 65 anos – 10%


Escolaridade:

Fundamental – 8,8%
Médio – 29,3%
Superior – 45,2%
Pós-graduação – 16,7%


Estado civil:

Solteiro(a) – 24%
Casado (a) – 62,6%
Divorciado(a) – 6,7%
Vive junto – 3,6%
Viúvo(a) – 3,1%


Ocupação:

Assalariado – 24,3%
Aposentado/pensionista – 17,9%
Funcionário público – 15,7
Empresário – 14,5
Outros – 27,6%

 

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