Saiba o que fazer caso encontre animais marinhos pela região

Costa Verde & Mar >
Foto_002-2018 (tartaruga verde)

Recomendação é acionar grupo especializado de resgate e jamais tocar os bichos

 

Assim que eles chegam viram notícia ou logo ganham os grupos de redes sociais. Os animais marinhos disputam a atenção de turistas e moradores, mas, salvo se estiverem aparentemente doentes, o ideal é deixar que descansem para que logo possam seguir a jornada. Já se estiverem com a saúde prejudicada, a recomendação é acionar profissionais especializados no tratamento destas espécies. A Costa Verde & Mar possui uma localização geográfica privilegiada, por isso, acaba recebendo diferentes animais dos mares. Alguns são vistos com muita frequência por aqui.

 

Tartaruga-verde – a Costa Verde & Mar é um reduto desta espécie.  Ela ocorre em águas costeiras e ao redor das ilhas, onde há muita vegetação que serve de alimentação a elas.

 

Lobo, elefante e leão-marinho – animais de regiões geladas ao sul do planeta, costumam passar por aqui vindo das correntes das Malvinas. Eles sobem na direção Norte, seguindo as correntes marítimas brasileiras do Oceano Atlântico. Quando não encontram uma ilha para descansar, acabam parando na faixa de areia.

 

Pinguim – para fugir do rigoroso Inverno das águas do extremo Sul (e até Antártica), as aves marinhas também nadam seguindo as correntes. Quatro espécies costumam ser avistadas, mas a maior frequência é a de pinguim-de-magalhães. Elas têm 65 centímetros e 4,5 quilos com uma dieta composta principalmente por peixes pequenos e crustáceos.

 

Baleia – outro animal que foge para reproduzir com segurança, os mamíferos chegam ao litoral catarinense quando está muito frio no extremo Sul do planeta. As mais comuns são as franca, que chegam a 18 metros e até 60 toneladas.

 

Importante: jamais toque nestes animais. Eles são selvagens e podem agir de maneira agressiva, machucando as pessoas. Os especialistas da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos de Penha, na Costa Verde & Mar, comentam que o trabalho integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e é coordenado localmente pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Eles fazem o monitoramento diário de 40 praias de 11 cidades, incluindo as que ficam na área litorânea da Costa Verde & Mar. O programa pode ser acionado pelo telefone 0800-642-3341. A ligação é gratuita.

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar