Cinco coisas que você precisa saber antes de praticar “birdwatching”

Costa Verde & Mar >
C300503

“Birdwatching”, em português “observação de pássaros”, é uma prática comum aqui na Costa Verde & Mar pelas muitas espécies de aves que habitam na nossa região. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de se aventurar em busca dos animais.

 

Use roupas adequadas – Como vai precisar ficar no meio na natureza para encontrar os pássaros, você terá que ter uma roupa ao mesmo tempo confortável e prática. Também é bom ter uma roupa discreta e até mesmo camuflada, com tons mais escuros de verde para mata fechada ou tons claros para campo aberto. Assim terá menos chances de espantar as aves. Vale também você ver nossas dicas para trilhas, já que muitas vezes a observação é feita nelas.

 

Silêncio e distância são fundamentais – Aves são animais selvagens e qualquer barulho diferente pode ser um sinal de alerta para elas. Pise leve, não quebre galhos e evite conversar durante a observação. Cuidado com aproximações também, porque os sentidos dos animais são mais aguçados. Há a possibilidade de acidentes, como arranhões ou bicadas, caso os pássaros se sintam ameaçados. E nunca toque em ninhos, filhotes ou mesmo pássaros que ficam muito próximos.

 

A hora certa – As primeiras horas da manhã e o final da tarde são ideais para observar pássaros. Mas existem espécies com hábitos diferentes, como corujas noturnas e urutaus. É importante conhecer os costumes dos animais observados, para saber o momento certo de esperar.

 

Equipamentos básicos – Um bom binóculo é indispensável, com um aumento entre 8 e 10 vezes, além de boa luminosidade. Lentes com diâmetro maior também são importantes para focar melhor, principalmente no meio da mata e com maior velocidade. Já um modelo leve é bom para quem pretende passar muito tempo na busca pelas aves, pois o peso pode ser um incômodo a longo prazo. As mesmas regras de lentes valem para câmeras fotográficas, sempre configurada para não usar flash (que pode espantar os animais).

 

Evite iscas e comidas artificiais – Caçadores e traficantes de animais normalmente usam alimentos e iscas para deixar as aves mais mansas para serem capturadas. Evite usar estas técnicas, para não causar um desequilíbrio no ecossistema dos animais. Se quiser ajudar ou mesmo criar um ponto fixo, plante uma árvore de flores ou frutas para com o tempo atrair naturalmente os pássaros.

< Voltar
© Costa Verde & Mar