Documentário sobre rotina dos pescadores na safra da tainha será exibido na Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >
Foto_001-2017-Documentario-Tainha

Foto_002-2017-Documentario-Tainha

Mostra gratuita será realizada todos os sábados dos meses de maio e junho

 

Tradicional na Costa Verde & Mar (SC), a tainha, peixe típico das estações mais frias do ano, é referência gastronômica, econômica e estímulo às tradições da pesca artesanal. O pescado é tão importante para a região que a puxada da tainha se tornou até patrimônio cultural. Quem quer conhecer um pouco mais sobre esta atividade deve conferir a exibição gratuita do documentário Antes do Inverno, que retrata a cultura da pesca e a rotina que ultrapassa gerações de pescadores. A mostra será realizada durante todos os sábados dos meses de maio e junho, às 17h, no rancho de pesca montado em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT) de Bombinhas.

 

Em quase 40 minutos, o espectador conhecerá de maneira poética o cotidiano de uma comunidade pesqueira artesanal. O documentário possui imagens selecionadas de maneira criteriosa, roteiro produzido com base nas vivências típicas e personagens reais, que têm a pesca no seu cotidiano. Com produção da Tramela e idealizado pela Fundação de Cultural de Bombinhas, o Antes do Inverno já foi selecionado em festivais de todo o Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. “A produção permanece mais atual do que nunca. Busca, de maneira artística, fazer com que o público reconheça a importância desse patrimônio cultural”, afirma a Presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Susan Correa.

 

Os visitantes da região também podem conhecer um pouco mais da rotina dos homens do mar e adquirir o pescado fresco durante as visitas aos ranchos de pesca da Costa Verde & Mar. Outra opção é participar das tradicionais missas de abertura da temporada da tainha, que serão realizadas no primeiro fim de semana de maio. Já os moradores e turistas que preferem degustar esta iguaria, estão convidados a visitar os restaurantes dos municípios que irão servir diversos pratos típicos com o peixe.

 

A puxada da tainha foi tombada como patrimônio cultural imaterial pela lei estadual 15.922 de 2012 após ultrapassar seculares gerações como característica da identidade cultural dos catarinenses. Esta atividade surgiu ainda com os indígenas e passou a ganhar influência dos açorianos e europeus em meados de 1530.

 

Mais vídeos

 

Além do Antes do Inverno, a Costa Verde & Mar conta com mais produções audiovisuais que retratam um pouco mais da rotina dos pescadores dos 11 municípios da região. Com foco na pesca do camarão, o Camaroeiros – o filme, pode ser encontrado no www.facebook.com.br/costaverdemar. E também está à disposição do público um documentário sobre a produção manual das redes de pesca artesanal. O vídeo A Linha Invisível está disponível no Vimeo.

< Voltar
© Costa Verde & Mar