Luíz Alves, capital catarinense da cachaça artesanal

Costa Verde & Mar >
8852_resize_fixo_576_432

A cidade com pouco mais de dez mil habitantes guarda traços de uma colonização de alemães, italianos e portugueses. Foram eles os responsáveis pela tradição dos alambiques. Até meados dos anos 80, havia cerca de 50 em atividade na cidade, hoje são apenas 12. A aguardente como também é conhecida ainda é produzida de forma artesanal, alguns produtores deixam a bebida curtir por até 15 anos. O que traz para a bebida um sabor diferenciado, a receita passada de geração a geração é tida por especialistas e apreciadores de ótima qualidade, e das melhores de Santa Catarina. Além daquela fabricada tradicionalmente de cana-de-açúcar e de melado, é comum encontrar cachaça de banana e outras em que são adicionados sabores, ervas, frutas e o que a imaginação dos produtores permitir. A fabricação é feita de forma tão artesanal que os próprios produtores plantam a cana e com a família cuidam da cultura e depois do trabalho de fazer o melado e por fim a pinga. Hoje os 12 alambiques que operam na cidade, produzem aproximadamente 1 milhão de litros do produto, por mês. Parte destinada ao Paraná.

8851_resize_fixo_576_432

Como é produzida a Cachaça de Luiz Alvez

Primeiro o melado também produzido artesanalmente pelos colonos é estocado. Assim como em todos os alambiques, é misturado com água e um fermento, ficando em repouso durante 24 horas, seguindo depois para a fervura. O vapor da mistura, sob o efeito do fogo, se transforma na cachaça, com graduação média de 20 graus. Quando a cachaça é de banana, adiciona-se a fruta no processo de fervura. O resultado é uma aguardente mais doce. O preço médio do litro de cachaça em Luíz Alves fica entre R$ 1,00 e R$ 1,50, conforme o tipo. 8853_resize_fixo_576_432

Festa da Cachaça divulga a bebida e atrai visitantes

A Festa Nacional da Cachaça foi criada em 1984 e anualmente atrai centenas de visitantes ao parque da Fenaca, na Vila do Salto. Neste ano, a festa ocorre entre os dias 13 e 17 de julho. A organização promete três dias com Shows Nacionais.

19967_resize_fixo_576_432
Conheça o Roteiro da Cachaça de Luiz Alves: http://bit.ly/Rota_da_Cachaca 

Fotos: Prefeitura de Luiz Alves

< Voltar
© Costa Verde & Mar