Muita história para relembrar

Costa Verde & Mar > Itajaí >
c281001

 

Uma das atividades que tem chamado à atenção dos turistas são as visitas aos museus. Na Costa Verde & Mar, as cidades contam suas tradições culturais através das peças de acervo, que podem ser conferidas de perto. Veja abaixo uma lista deles e aproveite essa viagem ao túnel do tempo:

 

Museu Etno-Arqueológico de Itajaí: Localizado na antiga estação ferroviária, no Bairro Itaipava, pode ser conferido no local, peças que representam a memória dos imigrantes e ancestrais da região. O horário de atendimento é de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h.

 

Acervo Cultural do “Seu Niquinho”: O espaço abrigava a embarcação de pesca artesanal Normalista e foi transformado em Acervo Cultural, que registra a vida da família de seu Nequinho e de outros destacados pescadores de Itapema.

 

Museu Porto Amado: Registra a história do Bairro Armação, em Penha, e de seus moradores. No acervo encontram-se ossos de baleias com mais de 100 anos, instrumentos de navegação, apetrechos de pesca e objetos antigos do cotidiano das famílias de pescadores. O museu se encontra próximo a Capela de São João Batista, construída em 1759, e da Praia do Trapiche. As visitas são feitas mediante agendamento (Fone: (48) 3221-5130).

 

Alambique Delmonego: Em Luiz Alves os Alambiques são pontos de visitas constantes como o Alambique Delmonego, localizado na Rua Paulo Kraisch 665, em Vila do Salto (47 3377.1447), ou ainda o Alambique artesanal Momm, que fica na Rua Prefeito Villibaldo Ban Den Bylaardt (47 3377-0092).

 

Museu Ayrton Senna: Aproximadamente 1,5 mil itens, entre fotos, reportagens, miniaturas de carros, estatuetas, capacetes e até um macacão de corrida, compõem o acervo do piloto brasileiro, que se tornou ídolo no mundo. O museu está localizado em Camboriú, na Rua Alameda Kadiz, nº 111, Bairro Taboleiro (47 3363-7700).

 

Museu Comunitário Engenho do Sertão: Narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, guardados pelo Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura desde 1998, contam um pouco da história de uma Bombinhas não praieira. A sua sede é o Engenho do Sertão, adquirido e reconstituído com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural, através da gastronomia, folclore, tradição e costumes do município. As visitas guiadas podem ser individuais ou para grupos de até 15 pessoas, e devem ser agendadas previamente. Endereço: Rua Abacate, n° 452, Sertãozinho (47 3393 3099).

 

c281002

Postado em Roteiro
< Voltar
© Costa Verde & Mar