Parabéns Itajaí: 152 anos de História

Costa Verde & Mar > Itajaí >
06310015

 

Uma cidade de belezas naturais e de oportunidades. Assim é Itajaí, que completa 152 anos no dia 15 deste mês. A data marca a emancipação do município que até 1860 fazia parte de uma freguesia que pertencia a Porto Belo. Depois de se emancipar, a cidade ganhou suas próprias características, com uma economia baseada na madeira, na pesca e no porto, destaque para a atividade portuária que se mantém como a principal fonte de empregos e renda até os dias de hoje. Atualmente, o terminal itajaiense obtém o segundo lugar no ranking de maior movimentação de cargas do país.

 

A Itajaí de belas paisagens, aos poucos ganha mais destaque no turismo. Possui cinco praias que bastante freqüentadas e cada uma tem uma característica peculiar. A Praia do Molhe é recanto dos surfistas e dos apreciadores das embarcações que passam pelo mar para chegar até o Rio Itajaí- Açú. Cabeçudas é a típica praia da família e a Brava se tornou recanto dos jovens e dos turistas que procuram Santa Catarina no verão. Há três anos, o município também ganha notoriedade nos roteiros de transatlânticos que viajam pelo Brasil e por países como Uruguai e Argentina.

 

O coração da cidade se divide entre duas tradicionais igrejas, localizadas no centro. A conhecida como igrejinha velha, Imaculada Conceição, que desperta o desejo de muitas noivas em se casarem no local; e a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento que é um dos principais cartões postais da região da Costa Verde & Mar.

 

Segundo o último Censo Demográfico realizado em 2110, Itajaí tem cerca de 183 mil habitantes. Um povo acolhedor, receptivo e que ainda cultiva antigos hábitos, costumes e tradições açorianas.

Confira a programação completa de comemoração dos 152 anos de Itajaí no site da Prefeitura.

Postado em Sem categoria
< Voltar
© Costa Verde & Mar